quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Conheça tudo sobre a profissão de Pedagogia Saiba mais sobre o mercado de trabalho, salários, como é o curso e em quais áreas o profissional pode atuar

A pedagogia está com tudo: veja como entrar na área
Foto: Dreamstime
Melhorar a qualidade da educação. Eis a atividade que melhor sintetiza a função de uma pedagoga. Formar-se na área possibilita atuar na administração escolar, na coordenação pedagógica e, claro, dar aulas. "Se dá bem na área a profissional que gosta de crianças e, sobretudo, de acompanhar o desenvolvimento educacional de pessoas", diz a pedagoga Cristina Salvador.

As oportunidades
Boa parte das vagas está nas escolas, públicas ou particulares. Secretarias estaduais e municipais do país abrem com frequência concurso para contratar professores e coordenadores pedagógicos. O aumento do número de creches e jardins para a educação infantil também faz crescer o número de oportunidades. Até em hospitais você pode atuar: muitos têm salas de aula para que crianças internadas possam continuar estudando.

Muitos lugares para trabalhar

Docência no Ensino Fundamental e Educação Infantil: você dá aulas para anos de 1 aos 9 (a antiga 8ª série). Na educação infantil, ajuda a cuidar dos pequenos e introduz atividades pedagógicas para desenvolver o aprendizado deles.

Educação para Jovens e Adultos: coordena ou leciona para jovens e adultos que já passaram da idade escolar regular.

Educação Especial: você elabora material didático ou ministra aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Gestão Escolar: pode ser diretora de escola (coordena as atividades do colégio, por exemplo) ou coordenadora pedagógica (que verifica a grade curricular de cursos e ajuda no planejamento de aulas).

Editoras: você pode trabalhar na elaboração de material didático para o ensino fundamental e livros infantis.

Pedagogia Empresarial: o profissional pode atuar em diversas organizações não governamentais e também em empresas, ministrando aulas, elaborando atividades e projetos educacionais.

Recursos Humanos: atua na organização de projetos e provas de recrutamento e seleção de candidatos, na realização de testes psicológicos e dinâmicas de grupo.
 
Onde estudar

FONTE: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário