sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Conheça os dados do Censo Escolar 2012

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada  anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira (Inep), sendo obrigatório aos estabelecimentos públicos  e privados de educação básica, conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008.

A data de referência para as escolas informarem seus dados educacionais ao  Censo Escolar constitui o Dia Nacional do Censo Escolar, que, de acordo com a Portaria nº  264, de 26 de março de 2007,  é  a última quarta-feira do mês de maio. No final de maio, o sistema educacional brasileiro encontra-se mais estabilizado e os dados verificados nessa data são considerados válidos e referenciais para aquele ano. A definição de uma data de referência para a declaração de dados no Censo Escolar é importante, também, por permitir a comparabilidade estatística dos dados no mesmo ano e em anos diferentes.
Trata-se do mais relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no País. Os dados coletados constituem uma fonte completa de informações utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e para o desenho de programas, bem como para a definição de critérios para a atuação supletiva do MEC – às escolas, aos estados e aos municípios. Também subsidia o cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).


Saiba mais...........
Fonte: INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário