sábado, 28 de setembro de 2013

40 Sites para baixar LIVROS

ACESSEM!!! SÃO GRATUITOS!!!

Cartilha ajuda pais em brincadeiras adaptadas para filhos com síndrome de Down

A organização não governamental Movimento Down, em parceria com os Correios, lançou na manhã de ontem (27/09/2013) uma série de cartilhas para auxiliar pais e profissionais em brincadeiras e jogos adaptados para crianças com síndrome de Down. O material, chamado TO Brincando, tem propostas pedagógicas para facilitar o aprendizado de conceitos relacionados à comunicação, ao raciocínio lógico e à percepção corporal. A coleção foi elaborada junto com o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será disponibilizada para download gratuito no portal da organização. 
“O projeto nasce de uma necessidade de formação e informação de pessoas que trabalham com crianças com síndrome de Down. A gente vem trabalhando e desenvolvendo jogos comerciais a partir desse olhar. Então, a gente pensa nesse jogo como um que tenha mais acessibilidade física, visual e comunicativa”, disse a coordenadora do projeto TO Brincando, Miryam Pires. Para Miryam Pires, o principal obstáculo enfrentado pelos pais é a falta de conhecimento sobre como educar o filho. “Fazemos workshop para famílias, para profissionais. A gente traz crianças para o atendimento aqui no IPPMG [Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira]. Temos mais ou menos 50 crianças em trabalho aqui”. 
A coordenadora do Movimento Down, Débora Mascarenhas, informou que o atendimento às famílias é feito pela internet. “Por via do contato do portal, a gente tem em torno de 3 mil famílias acolhidas em um ano e meio. Temos 45 mil seguidores no Facebook. Então, de forma direta, ou indireta, esse conteúdo chega no Brasil e fora dele. Tem 25 países, além do Brasil, que acessam o portal do movimento”, disse, acrescentando que a organização foi criada em 21 de março de 2012, quando o Brasil comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O ator Breno Viola, que tem a síndrome, destacou a importância do projeto. “É muito bom estar contribuindo juntos com o TO Brincando. Os materiais são adaptados para pessoas com deficiência”, disse o ator, que participou do filme Colegas, que conta as aventuras de três jovens com síndrome de Down.
Edição: Carolina Pimentel 
Fonte: Agência Brasil   

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Conheça os dados do Censo Escolar 2012

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada  anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira (Inep), sendo obrigatório aos estabelecimentos públicos  e privados de educação básica, conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008.

A data de referência para as escolas informarem seus dados educacionais ao  Censo Escolar constitui o Dia Nacional do Censo Escolar, que, de acordo com a Portaria nº  264, de 26 de março de 2007,  é  a última quarta-feira do mês de maio. No final de maio, o sistema educacional brasileiro encontra-se mais estabilizado e os dados verificados nessa data são considerados válidos e referenciais para aquele ano. A definição de uma data de referência para a declaração de dados no Censo Escolar é importante, também, por permitir a comparabilidade estatística dos dados no mesmo ano e em anos diferentes.
Trata-se do mais relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no País. Os dados coletados constituem uma fonte completa de informações utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e para o desenho de programas, bem como para a definição de critérios para a atuação supletiva do MEC – às escolas, aos estados e aos municípios. Também subsidia o cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).


Saiba mais...........
Fonte: INEP

sábado, 21 de setembro de 2013

Alunos de Pedagogia no CETEP/SAJ


Alunos do curso de Pedagogia da Facemp foram acolhidos pela Direção do  Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo – CETEP RECÔNCAVO, que tem sua sede à rua do Amparo, s/n, Bairro Amparo, nesse município, para uma atividade de pesquisa.






Trabalho de campo da disciplina Política e Legislação Educacional Brasileira, orientado pela professora Jussara Alves Soares com o objetivo de  oportunizar vivências e condições para compreensão e análise crítica das políticas educacionais, da legislação do ensino, da organização escolar e da formação do professor como elementos reflexivos sobre a realidade educacional brasileira.




Nossos agradecimentos à Direção do CETEP.

domingo, 15 de setembro de 2013

MEC apresentará proposta ao Senado sobre educação inclusiva

O Ministério da Educação (MEC), em conjunto com entidades e instituições que atuam na área da educação, vai levar ao Senado Federal uma proposta sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do direito à educação inclusiva. O documento será apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que examina o PNE. A proposta foi divulgada na noite da última sexta-feira (13) pelo MEC. O PNE estabelece metas para o setor para os próximos dez anos. No mês passado, entidades ligadas à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, como as associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Sociedade Pestalozzi protestaram contra as modificações feitas no Senado na meta que trata da inclusão de pessoas com deficiência. A versão aprovada pelos deputados dizia que é preciso universalizar para a população entre 4 e 17 anos com deficiência o acesso à educação, preferencialmente na escola regular. No entanto, a redação aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado retirou a palavra "preferencialmente" do texto. Representantes de entidades não governamentais que atuam com pessoas com deficiência dizem que a alteração é vista como uma ameaça. A nova proposta, elaborada pelo MEC, traz a seguinte redação: “Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades-superdotação, o acesso à educação básica, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, nos termos do Artigo 208, Inciso 3 da Constituição Federal e do Artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, com status de emenda constitucional e promulgada pelo Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009”. Segundo o MEC, isso significa que todas as crianças e adolescentes têm direito a um sistema educacional inclusivo com duas matrículas – um período na classe regular no sistema público de ensino e outro no atendimento educacional especializado de forma complementar. A proposta esclarece também que as entidades filantrópicas conveniadas ao Poder Público continuam recebendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tal como é feito hoje e sem prazo para acabar. O documento define, ainda, estratégias sobre parcerias do Poder Público com instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para uma série de atividades como criar condições de atendimento escolar integral a estudantes com deficiência, formação continuada de professores e produção de material didático acessível e favorecer e ampliar a participação das famílias e da sociedade na construção do sistema educacional inclusivo. Dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) mostram que a política de educação especial na perspectiva da inclusão ampliou o acesso de pessoas com deficiência às redes públicas. O Censo Escolar de 2012 registrou 820.433 crianças e jovens matriculados. O número representa crescimento de 143% com relação a 1998. Naquele ano, 337.325 estudantes com deficiências estavam na escola. O desafio, de acordo com a pasta é garantir a matrícula a 50 mil crianças e adolescentes com deficiência em idade escolar ainda fora da escola. Hoje, 37 mil escolas estão preparadas com rampas de acesso, portas largas, piso tátil, banheiros acessíveis a cadeirantes. (Agencia Brasil).
  
Postado por: Letícia Oliveira / 08:33h

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estudantes do 2º Semestre em ação nas escolas

As discussões atuais sobre a formação docente estão colocando como centro de análise a profissionalização do professor e cada vez mais se discute no interior dos cursos de Pedagogia o papel das “disciplinas pedagógicas” nesse contexto. A FACEMP  considera de fundamental importância o processo formativo dos acadêmicos desde o início do curso e por isso através da disciplina Pesquisa e Prática, sob a orientação da professora Celidalva Sousa Reis articula diretamente com as escolas e outras instâncias, o contato desses futuros profissionais nesses espaços.
Assim, a disciplina Pesquisa e Prática assume um papel de destaque, propondo uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica. A relação teoria/prática faz parte desse pensamento e de uma visão de integralidade do ser humano e da própria realidade em transformação.
O exercício comprometido da docência com uma postura de pesquisa e reflexão poderá ajudar na construção de novos olhares, articulados em uma proposta de crescimento e de sustentabilidade do planeta. As práticas transformadoras pertencem a esses novos modelos que não mais se contentam com visões estagnadas. O estudante  reflexivo, será um docente reflexivo e pesquisador. A formação de professores inclui informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
Nesse sentido, em um primeiro momento, os acadêmicos/pesquisadores farão uma observação do espaço escolar para conhecimento e diagnóstico do campo profissional, através de conversas informais e entrevistas com a gestão e docentes da escola. Em segundo momento os acadêmicos realizarão uma oficina com o tema “Educação e Meio Ambiente”. Ao final de todas essas etapas deverão elaborar um relatório com as  informações decorrentes das observações  e sistematização da oficina.
            A proposição de um trabalho como esse vai ao encontro do que Freire (1996), menciona ao discutir a questão dos saberes indispensáveis à prática pedagógica dizendo que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para a sua construção. Dessa forma, é na percepção de um contexto social de mudança, isto é, de forma contextualizada, que devemos formar professores e educadores para uma atitude reflexiva, não sendo apenas receptor e transmissor, mas o próprio produtor. Por outro lado, estamos oportunizando para que os nossos futuros professores possam agir/interagir de maneira crítica e autônoma no contexto escolar.
        
Por: Celidalva Sousa Reis

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Alunos de Pedagogia realizam Pesquisas nas Escolas


Os alunos do curso de Pedagogia estão realizando pesquisa nas escolas:
Escola Municipal Celestino Anísio Pimenta
Escola Municipal Cefira Baylão Diniz
Escola Municipal Madre Maria do Rosário de Almeida
Centro Educacional Criativo
Centro Educacional Padre Mateus
Escolas Municipalizada Reunidas Isaías Alves
No Projeto do referido curso, o componente curricular Pesquisa e Prática I, tem como objetivo possibilitar ao aluno, a vivência de experiências em sua área específica, através do desenvolvimento de atividades nas instituições educacionais, sob a orientação da professora Celidalva de Sousa Reis.
O trabalho tem o propósito de  aproximar o aluno  da escola, para que ele compreenda a prática educacional e suas formas de organização, caracterizando o espaço em que a escola está inserida e, relação entre a escola e a comunidade.
A Facemp agradece aos dirigentes das escolas envolvidas, pela contribuição dada  para a formação dos novos professores.

Professora do curso de Pedagogia participa do 19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

 
O Congresso
  O 19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância “Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como estamos?” será realizado de 9 a 12 de setembro de 2013 em Salvador - BA , abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Aprenda sobre a Independência

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

Aprender a História do Brasil fica mais divertido com o jogo 1822, feito em parceria com o escritor Laurentino Gomes.
Quantas moedas você consegue coletar? Jogue e desafie os amigos: http://abr.io/livro-1822
Jogue e Aprenda. Muito interessante.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto Interdisciplinar - PI 2013.2



A Faculdade de Ciências Empresariais – Facemp, para garantir sua missão, adota como eixo estrutural da sua prática educativa, as quatro aprendizagens fundamentais recomendadas pelo relatório da UNESCO, através da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI:
Aprender a conhecer” - caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de descobrir, compreender e fazer ciência;
Aprender a fazer” - entendendo-se que, embora indissociável do “aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se diretamente à formação profissional, na medida em que se trata de orientar o acadêmico a por em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à configuração do trabalho na sociedade atual;
Aprender a viver juntos” - sendo o homem um ser de relações, constitui-se num grande desafio para a educação, tendo em vista que trata de ajudar os alunos no processo de aprendizagem para a participação, a cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para os problemas contemporâneos. Isto implica no desenvolvimento de competências inter e intrapessoal;
Aprender a ser” - integra as três aprendizagens anteriores e caracteriza-se pela elaboração de pensamentos autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor, formando assim um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida. Abrange a relação do homem consigo mesmo, o reconhecimento dos seus limites e o controle de suas emoções, favorecendo, portanto, o autoconhecimento humano.
Para concretizar sua política de formação, tem como filosofia a promoção de ensino de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação humana e profissional.
Tomando como base essa filosofia, o curso de Pedagogia elaborou o  Projeto Interdisciplinar – PI baseados em um conjunto de princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão.
O primeiro semestre está trabalhando com o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire com o objetivo de compreender a contribuição de Paulo Freire para as práticas pedagógicas atuais e sua relação com a história e filosofia da educação, partindo das ideias abordadas em sua obra Pedagogia da Autonomia.
Para o segundo semestre  foi escolhido o livro A alegria de ensinar de Rubem Alves, com o objetivo de compreender a importância do comprometimento ao ensinar e aprender, considerando as relações escola e indivíduo e professor e aluno no atual contexto educacional.