sábado, 30 de novembro de 2013

Encerramento do semestre 2013.2


Dia 27/11 SEMIC













































Dia 26/11 SEMIC realiza oficinas



Oficina1
Literatura e interdisciplinaridade: lendo as entrelinhas 


A oficina “Literatura e interdisciplinaridade: lendo as entrelinhas” baseia-se no princípio de que toda leitura, inclusive dos textos literários, é um processo de interação, em que se coloca em jogo não apenas os conhecimentos linguísticos, mas, também, os conhecimentos socioculturais do receptor. Tal princípio revela que, em um processo de leitura, a significação de uma produção textual se concretiza a partir da compreensão realizada pelo leitor, o qual criará vínculos entre conceitos já elaborados e informações observáveis no texto, formulando, assim, uma interpretação sobre aquilo que se lê.

Nesse sentido, a abordagem interdisciplinar apresenta-se como um método enriquecedor no processo de ensino/aprendizagem, já que se criam possibilidades de estabelecer um diálogo entre as áreas de conhecimento. Faz-se, portanto, uma leitura das entrelinhas, daquilo que não está explicito na superfície do texto, mas que pode ser recuperado a partir de estratégias de leitura, o que, certamente, colaborará para que as dificuldades de compreensão textual sejam dissolvidas.
 Profª Lana Cristina Oliveira







Oficina 2

OFICINA DOBRANDO SONHOS
O origami é uma arte milenar japonês, onde são criadas figuras através das dobraduras em papel. Essa cultura milenar era transmitida de geração em geração, numa época em que o povo japonês não desperdiçava nada, mas reutilizava até as sobras de papel.Com isso, a arte do origami ganhou espaço e suas técnicas foram sendo divulgadas por todo o mundo; livros explicativos foram escritos, imagens do passo a passo para se montar uma figura foram criadas e, aos poucos, a arte japonesa chegou a todos os cantos do planeta.

Profª Josenilda Santana Alves












Oficina 3
Literatura de Cordel   Profª Ivonete Barbosa Oliveira

O projeto tem como principal objetivo o incentivo à leitura, mas atentando-se para a parte estrutural que compõe o cordel: (Quantidade de estrofes por página) e o seu enredo (A qualidade da informação, que pode ser histórica, fictícia, informativa, política, etc.), buscando formar um leitor de cordel que seja capaz de identificar métrica (a quantidade de sílabas poéticas de cada estrofe),rima (observar se o autor usa a rima verdadeira ou a rima aparente) e estilo (se o cordel está escrito em quadra, sextilha ou septilha) e as xilogravuras, além de trazer conhecimentos sobre os mais variados temas abordados em projeto interdisciplinares desenvolvidos no âmbito escolar.

OBJETIVOS:
·         Utilizar a literatura de cordel como instrumento de estímulo à leitura e à escrita;
·         Incentivar o estudo da construção de versos com uso da métrica poética, como quadra, sextilha, setilha, quadrão, décima, etc;
·         Incentivar a utilização da literatura de cordel como recurso pedagógico acessível para discussão de temas como: discriminação racial, consciência ambiental, combate à violência, etc.