quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sulemi Coaxi - Gente que faz

Sulemi Coaxi participou do segundo dia do SEMIC e trouxe a sua experiência abordando o Tema: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR - UM OLHAR SOBRE A PARCERIA ENTRE ESCOLA REGULAR E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.








Conheça o trabalho de Sulemi.
A Associação Pestalozzi de Sapeaçu, fundada em 1999, na cidade de Sapeaçu-BA, é uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade o estudo, o tratamento, a educação e o ajustamento psico-social de crianças e jovens, que por seu desenvolvimento mental, aptidões ou caráter excepcional necessitem de assistência individual em ambiente médico-pedagógico especialmente orientado. Sua Missão é oferecer aos educandos igualdade de oportunidade e excelência na ação educativa, visando à construção da cidadania e à inclusão. Tem como visão de futuro ser reconhecida no Recôncavo Baiano como uma instituição de referência em Educação Especial e Inclusiva que presta serviço de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência. Os alunos atendidos ou beneficiários enquadram-se nos seguintes tipos de Deficiência: Intelectual -74; Auditiva -15; Múltipla -25; Condutas Típicas (TGD/TEA) 25; Dificuldades de Aprendizagem 21=Total 160.
A equipe de colaboradores é formada por profissionais cedidos ou contratados pelo Estado ou Município e com graduação na área de pedagogia ou licenciatura, pós-graduados em Educação Especial ou Psicopedagogia. Contamos também com serviço voluntário de Fonoaudióloga, Especialista em Gestão Escolar, Psicopedagogas e Arteterapeuta/Brinquedista. 
A Associação Pestalozzi  recebe alunos de 8 municípios da região circunvizinha; exerce controle social através da participação e representação em conselhos de direitos (CMDCA, CMAS e Conselho de Cultura). Constam como serviços oferecidos: Setor Clínico: atendimento com equipe multidisciplinar – psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e pedagogia; Setor Educacional: Escola Especializada Suzana Cristina: Ensino Fundamental I, oferece Aulas de LIBRAS; EJA; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Apoio Pedagógico para Alunos da Rede Regular;  Brinquedoteca; Setor de Assistência Social: Atendimento, Assessoramento e Defesa de direitos. Desenvolve trabalhos também na área de Esporte: (Grupo de Capoeira) e Dança (Grupo de Hip Hop - com alunos com Deficiência Auditiva).
A entidade vem ampliando as parcerias com algumas IES da região (UFRB, IAENE, SISBA) para realização de Estágios de alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Vem desenvolvendo uma parceria com algumas escolas Regulares para dar suporte à inclusão de alunos com deficiência. Atua em parceria com os municípios de Santa Terezinha e Castro  Alves assessorando os Centros de AEE.
Programas desenvolvido:  Minigráfica (xerox, plastificação e encadernação) e Oficinas pedagógicas: adaptação de material pedagógico alternativo  utilizado no AEE que é confeccionados na própria Instituição; Laboratório de informática; Formação continuada de professores através de minicursos com temas afins.  São realizados Projetos de Artesanato como Oficina de flores juninas, de arranjos natalinos, de reciclagem com jornal e artesanato diversificado. A Pestalozzi de Sapeaçu  não se restringe apenas às classes de educação especial. O grande diferencial é o Serviço de Apoio Pedagógico, através de atendimento individual em sala separada com sessões de um professor para um aluno, propiciando um olhar individualizado e levando em consideração a singularidade do aluno (matriculado na Instituição e/ou na Rede Regular), a partir de uma avaliação Multidisciplinar com a equipe técnica e de profissionais voluntários visando à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual que propicie ao aluno o seu processo de aprendizagem e de sucesso escolar. 

“É através do outro que construímos nossa humanidade. É no cuidar do outro que também cuidamos da nossa própria vida”. HELENA ANTIPOFF (Mentora do Movimento Pestalozziano no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário