domingo, 21 de setembro de 2014

Dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.
No Brasil, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

Fonte: Cultura do Recôncavo

sábado, 20 de setembro de 2014

Conhecimentos em rede: Uma experiência interessante



A dinâmica tem o objetivo de socializar e compartilhar saberes, construindo uma rede de novos conhecimentos.
Foi disponibilizado para a turma quatro títulos de livros: Corpo Presente; Educação de Corpo Inteiro; Sentir, Pensar, Agir, dos autores Wagner Moreira, João Batista Freire e Maria Augusta Gonçalves. Os alunos foram divididos em quatro grupos, cada grupo ficou com a responsabilidade de ler, interpretar, fazer síntese e socializar no grupão. A metodologia utilizada para a apresentação dos resultados foi a dinâmica “troca em redes”. Assim a sala de aula foi invadida com a ludicidade, tornando-se num espaço de criatividade, inventividade, integração, compartilhamento de ideias, de troca de vivências do aprender a aprender.
Professora: Anelita Costa Santos

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Paulo Freire- Patrono da Educação Brasileira

Pedagogia Facemp Homenageia o Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Reglus Neves Freire Nasceu em Recife, 19 de setembro de 1921 e faleceu em São Paulo, 2 de maio de 1997. Foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. Se vivo estivesse completaria hoje 93 anos.
Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.

Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,1 tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.2 A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

 Acesse a reportagem do site NOVAESCOLA e conheça suas ideias: http://abr.ai/NE-Paulo-Freire

Inclusão é direito!



Inclusão é direito! O gestor escolar não pode recusar a matrícula de crianças com deficiência. Em caso de reincidência, apurada por processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa, haverá a perda do cargo. 

Confira a lei na íntegra: http://bit.ly/1l7jopc.
 Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
5 de agosto ·
 



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA


TEMA: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DOCÊNCIA

25 a 27 de novembro de 2014
Santo Antonio de Jesus – BA

APRESENTAÇÃO

A Comissão Científica do II Seminário de Integração Curricular dos Estudantes de Pedagogia da Facemp faz saber que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o II SEMIC, a ser realizado entre os dias 25 e 27 de 2014 na Faculdade de Ciências Empresariais – FACEMP.
O Seminário tem como objetivo reunir estudantes dos cursos de licenciaturas, professores da educação básica e pesquisadores, no intuito de trocar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no bojo nas instituições escolares.
No SEMIC, também abrimos espaços para que estudantes de outras instituições possam apresentar seus trabalhos, pesquisas e relatos de experiências, enriquecendo as discussões em torno da profissão docente e do processo de ensino e aprendizagem na escola básica.
Nesta edição, teremos minicursos, voltados para professores e estudantes das licenciaturas, além de mesas de discursão em torno da nossa temática central. Assim, os resumos e trabalhos apresentados, serão publicados em nossos anais. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente, ou via e-mail.
 Informações e edital estão disponíveis no site da Facemp: http://www.facemp.edu.br/

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ideb fica abaixo da meta no ciclo final do fundamental e médio na Bahia


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta sexta-feira (5), informa que o ciclo final do ensino fundamental ( 9° ano) e médio (3º ano) na Bahia não conseguiu superar as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013.
Contudo, ficou acima da meta projetada no ciclo inicial do ensino fundamental (4º ano e 5ª série).
No levantamento que reúne as redes públicas (estadual e municipal) e privada, o ensino fundamental da rede pública (4º ano e 5ª série) alcançou 3,9 pontos, com meta projetada para 2013 de 3,6. Já na rede particular foi de 5,8, abaixo do esperado que é de 6,1 pontos.
Mesmo com essa alta, o desempenho do ciclo final do ensino médio em 2013 na Bahia caiu de 3,0 para 2,8 ficando abaixo da meta de 3,3 pontos projetados pelo MEC para o ano de 2013.
No ensino fundamental do 6° ao 9° ano, o índice registrado em 2013, de 3,5, subiu comparado a 2011, que foi de 3,3, mas ainda assim, também ficou abaixo do projetado pelo Ministério da Educação (3,6).
Ainda que com a queda do ensino médio das escolas estaduais, o índice na Bahia, que avalia as redes estadual, municipal e privada cresceu de 4,2, em 2011, para 4,3, em 2013. No entanto, o índice se manteve para a rede pública, que engloba as redes estadual e municipal de 3,9 e, na rede privada de 6,3, referente a 2011 e 2013.
 
O índice
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Na avaliação geral do país, o Brasil superou as metas na educação propostas pelo MEC para serem alcançadas em 2013 no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano), mas ficou abaixo da meta projetada no ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, o fato do Ideb Brasil 2013 para o ensino médio ter se mantido estável em 3,7 é porque o componente rendimento foi melhorado.
Segundo dados do governo, o indicador de rendimento (o cálculo da taxa de aprovação, de reprovação e de abandono) subiu de 0,80 para 0,82. Já a nota média padronizada mostra que o desempenho dos alunos na Prova Brasil, com uma queda de 4,57 para 4,44. A meta do Ideb Brasil para o ensino médio, porém, é 3,9. Fonte: (G1)