terça-feira, 30 de junho de 2015

SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Estudantes da primeira turma de Pedagogia- Licenciatura da Faculdade de Ciências Empresariais- Facemp, concluíram a primeira etapa do estágio supervisionado em Educação Infantil. O estágio é parte obrigatória prevista no currículo para formação dos pedagogos. O estágio é a oportunidade do estudante pôr em prática os ensinamentos acadêmicos, para a melhor capacitação profissional.
No período de 16 a 17 de junho de 2015, no auditório da COOPEDUCAR, ocorreu o I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO do curso de Pedagogia da Facemp. Este seminário teve como tema Estágio e Docência: Interfaces entre teoria e prática com objetivo de socializar as pesquisas e registros das experiências de estágio dos alunos de estágio de Pedagogia e compartilhar ideias, percepções e modos de ação vivenciados pelos estagiários durante a prática de estágio supervisionado I.
Capa do Folder
 

O SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: INTERFACES ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva- Pesquisa de campo em Centro de apoio pedagógico, salas de recursos multifuncionais e escolas inclusivas, que culminou com a apresentação de seminários, produção de short paper e banners orientados pela professora Patrícia D'Ávila: Exposição de Banners – Atendimento Educacional Especializado: Limites e possibilidades.
Exposição de banners
Exposição de banners 
Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História - Muitos autores discutem que o ensino de História tem um novo desafio atualmente: renovar-se, acompanhando o desenvolvimento dos estudos históricos nas universidades, apresentar e relacionar novos temas que podem e devem ser incorporados como parte do olhar sobre a História no ensino e daí para novas e enriquecedoras visões de mundo. A partir dessa perspectiva, foi realizada a produção de materiais didáticos que contemplam alguns temas no Ensino de História, como: Gênero, História Regional e Local, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Os alunos da Professora Cristiane Mota organizaram a Exposição com o tema: NOVOS TEMAS NO ENSINO DE HISTÓRIA.


 
Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia - Os alunos do V semestre, orientados pela professora Zeliane de Jesus prepararam aulas para a educação infantil e mostraram na prática como trabalhar Geografia de forma lúdica e prazerosa. As equipes apresentaram também um seminário  do livro "Geografia no Ensino Básico" de Shoko Kimura" de forma brilhante, provocando discussões significativas a respeito do ensino da geografia a partir da realidade do aluno. Foram construídas maquetes mostrando espaços conservados e modificados, onde eles deram ênfase as paisagens do município e fizeram uma verdadeira obra de arte.


Exposição de maquetes

Disciplina: Estágio Supervisionado I e Didática - Numa ação coordenada pela professora de estágio Celidalva Souza Reis e pelo professor de Didática II, Silvano Sulzarteo I seminário de estágio supervisionado I-  Educação Infantil abordou uma reflexão das práticas pedagógicas vivenciadas em 10 (dez) unidades, creches e pré-escolas do município, visando a socialização das experiências educativas, apontando caminhos e desafios da docência para os profissionais da Educação Infantil, possibilitando a construção de novos projetos e incentivando o diálogo entre instituições para a troca de experiências.



Acredita-se que a socialização das atividades vivenciadas durante o estágio supervisionado, servirão de inspiração e reflexão sobre o trabalho pedagógico docente, oportunizando a troca de experiências e discussões que intensificando as possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica e melhoria no processo de aprendizagem, a luz das experiências do estágio supervisionado, servindo de fio condutor para novos projetos.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE PEDAGOGIA


Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula

Que se muda uma nação

Na sala de aula

Não há idade, nem cor

Por isso aceite e respeite

O meu professor (2x)


Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

Que ele merece!

(Leci Brandão)
 

Um comentário:

  1. Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso.O que seria de nós sem essa Equipe de professores maravilhosos?
    É gratificante saber que estamos sendo instruídos pela melhor Equipe de Professores do mundo...Amooo de montão!!!
    Parabéns a FACEMP!
    Parabéns a Rita nossa Coordenadora!
    Parabéns aos nossos Professores!!!!!

    ResponderExcluir