domingo, 15 de novembro de 2015

Abertura do III SEMIC




O Seminário de Integração Curricular – SEMIC promovido pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Empresariais-Facemp é um evento anual, que tem como objetivo reunir estudantes dos cursos de licenciaturas, professores da educação básica e pesquisadores, no intuito de trocar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no bojo das instituições escolares, com a intenção de fomentar discussões acerca da profissão docente e da formação na contemporaneidade.
O III SEMIC teve como tema central EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS ATUAIS  e como Eixos: Política, gestão e financiamento da Educação Básica; Educação, direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social; Prática pedagógicas e formação docente.
O III SEMIC do Curso de Pedagogia da Facemp aconteceu de 10 a 12 de novembro, na COOPEDUCAR. O evento teve a participação de pesquisadores, educadores, alunos de graduação do curso de Direito e Fisioterapia da Facemp, num trabalho coordenado pela professora de Metodologia da Pesquisa Científica, Cinthia Barreto Souza, de alunos pós-graduação, professores de Dom Macedo e Castro Alves, além dos alunos e professores do curso  e profissionais de outras áreas afins, que buscaram neste seminário um espaço de discussão e de aprofundamento das questões que se constituem em desafios no campo da educação.
A seleção para apresentação dos trabalhos (artigos e pôsteres) aconteceu através do Edital nº 01/2015 que foi publicado no Blog do curso de Pedagogia e no site da Faculdade de Ciências Empresariais- Facemp. Foram aceitos 13 artigos referentes à temática do encontro e 40 pôsteres. Participaram também da sessão de pôsteres trabalhos de alunos do curso de Pedagogia, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2015.1.
Os nossos ilustres participantes (palestrantes e expositores) se constituíram no coração e na alma deste seminário. A sua importância residiu no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência e formação na Educação Básica, voltando-se para a diversidade que compõe os espaços educativos.
As pesquisas apresentadas, elaboradas na forma de resumo e/ou artigo completo, foram disponibilizadas no blog do curso de Pedagogia e no site da Facemp através da publicação do livro dos seus Anais. Esta compilação dos trabalhos permitirá a ampliação da pesquisa e da circulação do conhecimento na área.




Nenhum comentário:

Postar um comentário