sábado, 21 de novembro de 2015

Dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra




Alunos do curso de Pedagogia da FACEMP e alguns professores, comemoram o dia da Consciência Negra da Praça Renato Machado, participando das atividades que foram realizadas pela Secretaria de Cultura do Município de Santo Antônio de Jesus ( professora do curso). Na noite desta terça-feira, presenciamos os alunos de do curso de Serviço Social da FACEMP, que apresentaram um ato simbólico, com um caixão representando as mortes de milhares de jovens negros que são vítimas do tráfico e de uma série de crimes contra a população afrodescendente.
Na noite do dia 20 de Novembro ainda teve música e um ato de repúdio a violência contra a mulher, pois a violência contra as mulheres negras cresceu 19,5 % nos últimos 10 anos, de acordo com os dados do Mapa da Violência 2015.
Os alunos de pedagogia, não ficaram de fora, pegaram os cartazes e também foram demostrar solidariedade e repudia a violência contra as mulheres.
“O 20 de novembro tem um significado mais profundo, mais denso para a sociedade brasileira. Se você for olhar a quantidade de eventos que acontecem no Brasil tanto governamental quanto os movimentos sociais e nas universidades ligados à temática significa que há um avanço na sociedade brasileira. Significa que a gente para, por um momento no Brasil, para discutir os limites e os avanços da superação do racismo na nossa sociedade. É um momento de analisarmos como essas políticas têm avançado ou não, para pensar novas ações” (Nilma Lino Gomes)

Texto do professor Silvano Sulzarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário