quinta-feira, 10 de março de 2016

Livro Docência nas Águas: Diversidade Cultural, Maritimidade e Travessias na Ilha de Itaparica


Foto de Silvano Sulzarty.
O Livro Docência nas Águas: Diversidade Cultural, Maritimidade e Travessias na Ilha de Itaparica, é uma obra que discute a diversidade cultural e a docência na educação básica. Inspirado pelo romance Mar Morto de Jorge Amado, o livro apresenta a cultura das águas (maritimidade) de forma singular e poética.
O texto trata da educação intercultural que fundamenta-se no diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos que são estabelecidos nas relações culturais mantidas na escola: o candomblé, as festas populares, a pesca e o cotidiano dos alunos e alunas da ilha. A maritimidade presente no cotidiano da escola ganha destaque. O mar como lugar de aprendizado, de trabalho, de lazer e de religiosidade.
O livro apresenta um breve recorte histórico da Ilha de Itaparica, o processo de emancipação politica de Vera Cruz e outras curiosidades.
No livro, o mar, a ilha, a docência e a escola vão se implicando e produzindo um cenário único e diverso, onde o fazer a educação se produz e traduz na Ilha de Itaparica. A escola da ilha desvela este lugar da maritimidade, das práticas sociais, culturais e simbólicas produzidas pelos sujeitos na relação com o mar. O mar flui no ensino, nas brincadeiras, no dia-a-dia dos alunos e alunas. O mar é o lugar da aula, do passeio, das vivências e experiências narradas pelos docentes.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário