quarta-feira, 6 de abril de 2016

Campos de experiência: Como aprendem? Como entendemos a interação das crianças?

Os alunos do terceiro semestre do curso de Pedagogia Facemp fizeram nesta última sexta-feira, dia 1º de abril, a exposição do Cantinho Pedagógico. Os cantinhos foram organizados levando em conta os conteúdos do aprendizado infantil em campos de experiências, isto é, as diferentes linguagens e conteúdos de conhecimento que indicam o que o professor deve procurar atingir com seus objetivos ao planejar as atividades. Esses objetivos se referem às experiências obtidas nas atividades voltadas para:
  • O conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente.
  • Brincar e imaginar.
  • Exploração da linguagem corporal
  • Exploração da linguagem verbal.
  • Exploração da natureza e da cultura.
  • Apropriação do pensamento matemático
  • A expressividade das linguagens artísticas (artes visuais, música, dança, jogos dramáticos).
Através deste trabalho da disciplina Metodologia e Fundamentos da Educação Infantil, orientado pela professora Sandra Suley Oliveira, os alunos demonstraram que brincar de faz de conta, de casinha ou de ir ao supermercado; colecionar objetos e separá-los em caixas; contar histórias, ouvir poemas, desenhar, observar, etc. fazem parte dos campos de experiências que possibilitam as experiências de brincar e imaginar, de exploração da natureza, exploração das diversas  linguagens e da participação de práticas sociais e culturais das diversas comunidades.
A professora Sandra ressaltou que esses campos não são estanques, mas se articulam de maneiras diferentes e, especialmente, eles devem acontecer dentro do universo da criança, de cada criança: explorados a partir de seus interesses, considerando que a construção do conhecimento se dá pela interação com o outro. Tudo isso dentro do universo infantil: o lúdico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário