sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Segundo dia da Semana Acadêmica




O Curso de Pedagogia realizou na noite de quarta-feira (26/10), como parte integrante da VI Semana Acadêmica da Facemp, na sede da Coopeducar, a apresentação dos trabalhos do Projeto Interdisciplinar – PI do primeiro, segundo e quarto semestres. 
O primeiro semestre trabalhou com o livro O Diário de Davi, do professor Silvano Sulzart que retrata os temas: Preconceito Racial, Homofobia e Bulliyng na Escola.
O segundo semestre trabalhou com o livro de Paulo Freire Professora Sim Tia Não com o objetivo de tratar de questões bem concretas do cotidiano docente, tais como o rigor no preparo das aulas, as qualidades necessárias para professoras e professores, as relações com os alunos, a escuta da palavra, a leitura do mundo e a prática da disciplina.

O segundo semestre trabalhou com o livro de Paulo Freire Professora Sim Tia Não com o objetivo de tratar de questões bem concretas do cotidiano docente, tais como o rigor no preparo das aulas, as qualidades necessárias para professoras e professores, as relações com os alunos, a escuta da palavra, a leitura do mundo e a prática da disciplina.




Já o Projeto Interdisciplinar – PI do 4º semestre esteve voltado para a construção de um Baú de atividades lúdicas EXPOSIÇÃO - BAÚ LÚDICO PEDAGÓGICO: O lúdico e a ludicidade na sala de aula: construindo jogos, brinquedos e brincadeiras.


 A atividade proposta foi montar um Baú Pedagógico com atividades lúdicas voltadas para os alunos da Educação Infantil ao ensino fundamental. Após a elaboração do Baú, deveriam também elaborar um Manual de Utilização do Baú, contendo todas as atividades do Baú e suas especificidades. Cada atividade do Baú seja jogos ou brincadeiras deverão aparecer no Manual, com o Nome da Atividade, objetivos, recursos e formas de brincar.
A inserção do lúdico no ensino torna-se de fundamental importância e é uma ferramenta imprescindível à qual os profissionais devem aderir com o intuito de conseguir uma produtividade por parte desses alunos recém-chegados a esse mundo.
Os alunos demonstraram que é possível utilizar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras para desenvolver o cognitivo, a motricidade, a imaginação, a criatividade, a interpretação, as habilidades de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário