sábado, 5 de novembro de 2016

Professoras do curso de Pedagogia da Facemp debatem sobre O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM


professora-pedagogia
Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, as professoras do curso de Pedagogia Sandra Oliveira e Celidalva Reis, falaram ao repórter Hélio Alves sobre a importância do trabalho interdisciplinar que a Facemp desenvolve com os alunos da Instituição.
A professora Sandra Oliveira explicou como é o trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar do primeiro ao quarto semestre de pedagogia.
Sandra Oliveira: O curso de Pedagogia desenvolve um trabalho interdisciplinar em cada semestre, até o terceiro, trabalhamos com livros e a partir desses livros há uma discussão na sala  pegando pontos principais de cada disciplina e os alunos transformam em apresentações e discussões; já no quarto  semestre, nós temos o baú lúdico, que visa uma preparação para o estágio, pensar numa proposta pedagógica a partir da ludicidade.
Baú Lúdico – Semana Acadêmica
Já a professora Celidalva Reis, falou sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos no curso de pedagogia, utilizando a reciclagem na confecção de brinquedos para serem aplicados posteriormente no estágio.
A importância da reciclagem é inserir já esses alunos na construção de trabalhos, a partir da reciclagem, nós temos materiais que seriam descartados e eles reaproveitam. Os trabalhos realizados pelos alunos é uma releitura de atividades de jogos de brinquedos e brincadeiras que vai servir de recurso pedagógico para nossos alunos, então a partir do próximo semestre, quem está no 4º, irá para o 5º semestre, será o primeiro estágio de educação infantil, e eles já têm uma enorme quantidade de recursos para a proposta pedagógica na educação infantil”.
Questionada por Hélio Alves se a maioria dos estudantes que cursam pedagogia já exercem a área, a professora Celidalva esclareceu:
Temos uma quantidade sim de alunos que já são professores, mas uma parcela que ingressaram no curso de pedagogia e não são ainda da área vamos dizer da área de docência, ou seja eles exercem outras atividades como no comércio;  mas aqui na FACEMP, nós temos um diferencial porque a partir do 2º semestre com a disciplina Pesquisa e Prática os alunos já vão para a escola, já conhecem o chão da escola, o espaço escolar. Então quando os alunos chegam no 5º semestre já estão inseridos nesse espaço, não é mais novidade para eles.
A escola fala muito da forma interdisciplinar e muitos alunos saem do curso de pedagogia e não sabem o que é um trabalho interdisciplinar.  Eu [Celidalva] trabalho com a disciplina Pesquisa e Prática,  a professora Sandra trabalha com as Metodologias, outros professores com a didática e nós juntos fazemos um trabalho diferenciado. Então, nós estamos formando profissionais que vão estar nas escolas fazendo um trabalho interdisciplinar. (Jocinere Soares / Tribuna do Recôncavo)

5/11/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário