terça-feira, 31 de maio de 2016

O sétimo semestre apresentou seus resultados no Estágio Supervisionado III



 
O Curso de Pedagogia da Facemp está realizando de 30 de maio a 02 de junho,  o III Seminário de Estágio Supervisionado. O estágio supervisionado faz parte da formação profissional dos acadêmicos de Pedagogia, é um conjunto de atividades de formação, que propicia ao aluno a compreensão da realidade escolar e de espaços não formais, a aquisição de competência para a intervenção adequada, bem como a investigação e vivência de projetos que permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino.
O sétimo semestre apresentou seus resultados no Estágio Supervisionado III - Gestão Escolar e Espaços não Formais concluindo que ser Pedagogo é ser um profissional que atuará em campos que exijam os conhecimentos pedagógicos, sejam eles espaços escolares ou não, visando o apoio e execução desses conhecimentos em diferentes atividades.
Parabéns aos alunos do sétimo semestre pelos resultados apresentados. Agradecimento especial à professora de estágio, Celidalva Souza Reis e aos professores presentes, Cristiane Mota, Sandra Suely Oliveira, Renata Sande.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Começando


Com o objetivo de socializar as pesquisas e registros das experiências de estágios dos alunos do curso de Pedagogia acontece de 30 de maio a 02 de junho  o III Seminário de Estágios do curso de Pedagogia. As atividades iniciam-se a partir das 19h no Auditório da Coopeducar, em Santo Antonio de Jesus. 
O evento busca o diálogo sobre o Estágio e a docência e as interfaces entre teoria e prática pedagógica na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Gestão Escolar e em Espaços não Formais..

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Vem aí......


Apresentação dos alunos do 3º e 4º semestres.

III Seminário de estágio supervisionado: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE



No período de 30 de maio a 02 de junho, no auditório da Coopeducar, acontecerá o III SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO da Facemp. Este seminário tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas durante os estágios curriculares promovendo a troca de saberes entre seus participantes. 

Ilustração.UECE

Uma articulação necessária: a avaliação da escola e a avaliação da gestão educacional


A qualidade da escola é avaliada com base em um conjunto de dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico-escolar e acesso e permanência dos alunos na escola.
Para avaliar os alunos do 7º semestre, nas disciplinas Avaliação Educacional e de Ensino e  (Professora Anelita)  Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico ( Professora Rita ), está sendo realizada uma atividade interdisciplinar, Audiência Pública que teve início no dia 24/05.  A plenária final acontecerá no dia 06 de junho.
É uma metodologia que tem, como objetivo principal, mobilizar a comunidade escolar em torno de ações voltadas para a busca da educação de qualidade para todos. Os Indicadores permitem uma ampla avaliação da escola, identificando pontos fortes e fracos. Um conjunto de perguntas e respostas revela o que vai bem e o que precisa ser melhorado.
Para realização da atividade foi criada uma escola fictícia, constituídas  equipes para organizar o processo, planejar a mobilização da comunidade, providenciar os materiais necessários e preparar as reuniões dos grupos, a plenária final e também as atividades relativas ao planejamento.
Foram escolhidas duas dimensões:
DIMENSÃO 1: AMBIENTE EDUCATIVO
A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela, os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana. No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, a negociação, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
DIMENSÃO 4: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo–benefício e a transparência (capacidade de deixar claro para a comunidade como são usados os recursos da escola, inclusive os financeiros).

Novos temas no Ensino de História: Desafios e Possibilidades



Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, para o 1º e 2º Ciclos, destacam a importância de conhecer as características dos grupos sociais de seu convívio diário, para que ampliem estudos sobre o viver de outros grupos da sua localidade presente, identificando as semelhanças e as diferenças existentes entre os grupos sociais e seus costumes.
Já os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998), em suas séries iniciais valoriza o estudo da localidade: “A preocupação com os estudos de história local é a de que os alunos ampliem a capacidade de observar o seu entorno para compreensão de relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo e reconheçam a presença de outros tempos no seu dia-a-dia” (pág.40).
Este trabalho com temas como gênero, direitos humanos, meio ambientes e história local e regional no ensino de História, evidencia possibilidades e desafios como também propõe a sensibilização de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, demonstra ser fundamental que o ensino de História incorpore em seu conteúdo metodologias que possam inserir em sala de aula o cotidiano dos alunos sobre a importância desses temas na valorização da memória e na construção indentitária do aluno. Parabéns, professora Cristiane! Parabéns alunos do 5º semestre.


domingo, 22 de maio de 2016

Zika Zero - Mobilização da Educação

Daiane Vieira Mascarenhas- Diretora Vigilância a Saúde

O Ministério da Educação (MEC) quer mobilizar estudantes, professores e servidores da educação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya. Segundo o ministério, a educação é uma poderosa arma para combater o mosquito.
Pacto da Educação Brasileira contra o Zika
O Pacto foi constituído a partir do reconhecimento o Brasil e o mundo estão diante de uma grave emergência em saúde pública provocada pelo aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e também das doenças transmitidas por esse vetor: a dengue, a febre Chikungunya e a Zika; E considerando ainda a dimensão, capilaridade e capacidade de mobilização das comunidades escolares e educacionais em todo o território brasileiro para o controle à proliferação do Aedes aegypti;
Segundo o termo do pacto - a Educação, dentro do “Plano de Ação do MEC para o Enfrentamento ao Aedes aegypti” e do “Plano Nacional para o Enfrentamento à Microcefalia”, deve ter a escola de educação básica como núcleo de mobilização territorial e social para combate ao vetor, em especial seus criadouros, e orientação à população de modo geral, com intermédio da comunidade escolar.

Visando ampliar o conhecimento sobre este tema, atual e de suma importância para a atuação dos nossos alunos, durante as Oficinas Pedagógicas e Estágio Supervisionado, incluímos na Programação da V Semana Acadêmica da Facemp, no dia 19/05, uma palestra com Daiane Vieira Mascarenhas, diretora da Vigilância a Saúde que apresentou aos alunos do curso de Pedagogia, o Plano de Enfrentamento contra a Dengue, Chikungunya e Zica vírus em Santo Antônio de Jesus. Daiane também abordou sobre as diferença entre dengue, chikungunya e zika e algumas curiosidades sobre este mosquito transmissor. Foi um momento rico e significativo para a formação dos nossos alunos. Agradecemos a Daiane e a Secretaria de Saúde pelo apoio e disponibilidade.