quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Segundo dia do Seminário de Estágio de Pedagogia Facemp




Os alunos do sexto semestre apresentaram ontem, dia 29/11/2016, no auditório da Coopeducar, através de relatos verbais, as experiências vivenciadas na escola campo de estágio.
O estágio II ( Ensino Fundamental e EJA, tem como objetivo analisar a realidade educacional do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano no contexto escolar a partir da observação e coleta de dados, proporcionando uma efetiva atuação na regência e desenvolvimento de projetos educativos a partir das necessidades dos educandos, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e a formação profissional.
A banca formada pelos professores Renata Sande Bitencourt, Silvano Sulzart, Sandra Oliveira, Rita Matos e Celidalva Reis, professora de estágio, ficou muito satisfeita em testemunhar o desenvolvimento dos alunos durante seu processo formativo.
O evento reforçou a importância do compartilhamento das práticas vivenciadas nos estágios acadêmicos. Foi uma muito rica. Parabèns!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

IV Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia



Começou ontem, dia 28 e vai até o dia 30/11, o IV Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Empresariais – FACEMP.  O estágio é obrigatório e faz parte da formação profissional dos acadêmicos de Pedagogia.
O seminário de estágio é um momento em que os acadêmicos apresentam os resultados obtidos com o objetivo de promover um espaço de reflexão e avaliação das vivências e aprendizagens acumuladas durante o desenvolvimento do Estágio I (Educação Infantil), Estágio II (Ensino Fundamental/EJA) e Estágio III (Gestão em espaços formais e não formais).


As experiências narradas possibilitam uma análise mais ampla das atividades desenvolvidas nos diferentes contextos e, ao mesmo tempo, ajudam a perceber que os relatos dos alunos enriquecem o grupo e permitem uma releitura da ação docente à luz do que foi estudado em sala e do que foi praticado nos estágios supervisionados.
O primeiro dia foi organizado pelo sétimo semestre e contou com a presença do Grupo de Escoteiros de Jequitibá que falou sobre o movimento escoteiro e presenteou a equipe com um Quadro do nós. A equipe doou o quadro para a Facemp. Nosso agradecimento especial pela acolhida e participação no Seminário.
                                         

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Vem aí...

Seminário de Estágio:


Para conclusão do Estágio, além do Relatório de Atividades Semestral de Estágio, os alunos tem a tarefa de organizar uma apresentação dos trabalhos de todas as disciplinas do semestre e preparar um seminário com o objetivo de apresentar os resultados alcançados durante o desenvolvimento do estágio; bem como mostrar a sociedade acadêmica e a sociedade de forma geral os resultados alcançados.
Para esta apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos ao longo do estágio são convidadas as escolas envolvidas, professores e alunos do curso de Pedagogia.
O Seminário de Estágio I, II e  III acontecerá de 28/11 a 30/11.

Mostra das Oficinas:

              No Projeto do curso de Pedagogia da Facemp, o componente curricular Pesquisa e Prática I, II e III, tem como objetivo possibilitar ao aluno, a vivência de experiências em sua área específica, através do desenvolvimento de atividades nas instituições educacionais.
Ao final de cada disciplina acontece uma Exposição de Pôsteres e apresentação de Relatório para divulgação e discussão das análises realizadas pelos alunos.
 A VII MOSTRA DE PROJETOS DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS acontecerá no dia 02/11, na COOPEDUCAR.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

3º dia do SEMIC


ALUNOS DE PEDAGOGIA DA FACEMP APRESENTAM ARTIGOS EM SEMINÁRIO

O IV Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da FACEMP – IV SEMIC finalizou suas atividades com mais de 15 trabalhos/artigos apresentados. Na noite de quinta-feira, 10/11, os participantes assistiram e debaterem sobre temáticas que circulam no cotidiano da escola.
Temas como inclusão escolar, autismo, ludicidade, libras na escola, formação de professores, o imaginário das lendas de Dandara dos Palmares, alfabetização dos alunos surdos numa perspectiva bilíngue, autobiografia em um processo dialógico, dentre outros, fizeram parte das salas de comunicação oral. Participaram também alunos da UNEB e UESC, a professora Patricia D'Ávila, diretora do NRE 021, professora Rubiane Vieira de Jesus e alunos do Colégio Santo Antônio autores do Projeto AcquaSense vencedor no quarto lugar na Feira Internacional de Ciências - MOSTRATEC. Os alunos do Colégio Santo Antonio estavam acompanhados pelo professor Marconi Brito e pela Ir. Socorro Miranda, diretora do Colégio Santo Antonio. A partilha de experiências foi enriquecedora.
Segundo a professora Rita Matos, coordenadora do Curso de Pedagogia da FACEMP, o seminário foi um momento extraordinário para o processo formativos das alunas e alunos que cursam pedagogia. A coordenadora ressaltou que as ações que a FACEMP desenvolve durante o processo de formação dos pedagogos, legitimou a nota 5, atribuída ao curso, pelo Ministério da Educação, considerando que 5 é a maior nota dada para uma faculdade. “Temos uma preocupação com o processo formativos dos pedagogos, incentivamos a produção acadêmica, a leitura e a pesquisa, nesta edição a maioria dos artigos apresentados foram dos alunos do VIII Semestre” ressaltou Rita Matos.
Os artigos apresentados nesta noite poderão ser acessados por todos através do blog do curso de pedagogia da FACEMP, pois os mesmos serão publicados nos anais do evento.






2º dia do IV SEMIC

Professora Dra. Carla de Quadros ministra palestra no IV SEMIC da Facemp

 carla-pakestra
Na noite de quarta-feira (09/11) alunos do curso de pedagogia da FACEMP participaram de uma palestra com a professora Dra. Carla de Quadros, como atividade do IV SEMIC – Seminário de Integração Curricular do curso de Pedagogia da FACEMP.
“O curso de Pedagogia da FACEMP tem se destacado cada vez mais por proporcionar atividades acadêmicas importantes para a formação profissional dos futuros pedagogos. Atividades que ligam ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a diretora do curso, professora Rita Matos.
A professora Dra. Carla de Quadros, narrou sua história de vida e sua constituição como docente a partir de suas memórias de estudante. Uma história de quem aprendeu a ser professor, no contexto da escola pública. De forma simples, fundamentada e bem divertida, os alunos do curso de pedagogia refletiram sobre o fazer docente.
Além dos alunos do curso de pedagogia, estavam presentes alunos da Universidade do Estado da Bahia, professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Santo Antonio de Jesus e os professores do curso de Pedagogia. Na noite desta quinta-feira (10) ainda haverá apresentação de artigos e relatos de experiências.  
carla-pakestra-povo

terça-feira, 8 de novembro de 2016

1º dia do SEMIC

Facemp: Roda de conversa e lançamentos de livros no IV SEMIC em Santo Antônio de Jesus

E o que vem a ser uma roda de conversa?  Um ambiente propício para o diálogo, em que todos possam se sentir à vontade para partilhar e escutar, de modo que o falado, o conversado seja relevante para o grupo, e suscite, inclusive, a atenção na escuta. Nas rodas de conversa, o diálogo é um momento singular de partilha.
E foi isso que aconteceu. A conversa se constituiu num espaço de formação, de troca de experiências, de ressonância coletiva, de construção e reconstrução de conceitos e de argumentos. A professora Daiana Araújo de Lima das Mercês foi Coordenadora da Roda de Conversa.
0a613142-40a8-4222-b407-51aef81a62fa
Na noite desta terça-feira (08), professores da Facemp lançaram livros durante o 4º Seminário de Integração Curricular de Pedagogia (SEMIC) no auditório do Colégio Santo Antônio. Numa roda de conversa, a professora Cinthia Barreto Santos Souza, doutora em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro ‘Nomes de família’ falou sobre o relançando de sua obra que aborda sobre a história dos nomes em forma de narrativa autobiográfica. “Estou trazendo uma coletânea de livros escritos por grupo de pesquisa, o qual faço parte na Universidade Católica da Bahia. São trabalhos feitos através de narrativas autobiográficas. Este livro foi produzido pela Universidade Católica, e foi um trabalho muito tranquilo. Existe uma dificuldade de vender os livros, principalmente quando se tratam de textos acadêmicos científicos”, disse. Interessado em adquirir o livro, está disponível no SEMIC, na internet e na Universidade Católica. 
A professora Sandra Suely Oliveira, mestre em educação,  também lançou o livro ‘Educação a Distância’ que aborda sobre a importância dessa modalidade para o estudante. “Foi um livro pensado por vários pesquisadores que trabalham no CEAD ligado a Universidade aberta do Brasil na Universidade Federal do Piauí, visando sobre a qualidade dessa modalidade. É importante a gente pensar sobre a origem da educação a distância, porém mais importante hoje é  a gente pensar de que forma a educação a  distância pode se configurar um curso, uma modalidade de ensino com qualidade para formação”, explicou. O livro está disponível no site CVR. 
Destacando um tema muito atual, o professor Silvano Sulzart, mestre em Educação e Contemporaneidades, falou sobre seu livro ‘O Diário de Davi’, o qual discute como a escola lida com as crianças que sofrem Bullyng, característica LGBT. “Davi é um personagem de 12 anos negro e gordo que sofrem bullyng . A maior parte das escolas possuem a tendência de inviabilizar as questões do bulling, por isso eu trouxe esses personagens no livro”, disse. O livro foi escrito em 2012, contém 85 páginas e está disponível no site CRV. Já a professora Cristiane Lopes de Mota, mestre em História Regional e Local, traz em seu livro ‘O golpe de 1964’discussões sobre o ensino de história. “A importância do ensino de história é o aluno compreender a sua identidade e seu universo”, frisou. A conversa se constituiu num espaço de formação, troca de experiências,  ressonância coletiva, construção e reconstrução de conceitos e de argumentos.